FANDOM

Uma micronação ou micropaís é uma simulação de um país inventado ou reproduzindo condições socio-políticas-culturais de um território preexistente. Há outra corrente, a do realismo, que aponta na micronação uma existência real, só que em miniatura (micro-nação = nação em miniatura), não se diferenciando essencialmente da vida de cada um, ou seja, não se trataria somente de uma "imitação", mas de uma realidade plena, com regras e características próprias, além de um "território", ainda que na Internet. Algumas micronações são criados com intenções graves, enquanto outros vivem como um hobby ou conluio. A primeira micronação lusófona foi Porto Claro, fundada por Pedro Aguiar em 1992. Micronações têm geralmente um número de características comuns, embora estes possam variar amplamente. Eles podem ter uma estrutura semelhante à de Estados soberanos, incluindo reivindicações territoriais, instituições governamentais, símbolos oficiais e os cidadãos. Atualmente existem mais de 600 micronações.

Categoria de micronações

Atualmente as seguintes categorias são geralmente aceito como padrão:

  • Social, econômico, político ou simulações;
  • Simulações históricas;
  • Exercícios de entretenimento pessoal ou auto-engrandecimento;
  • Exercícios de fantasia, ficção criativa ou expressão artística;
  • Veículos para a promoção de uma agenda;
  • Entidades criadas para fins fraudulentos;
  • Anomalias históricas e estados aspirantes;
  • Exercícios de revisionismo histórico;
  • Novos projetos de país.

Ver também Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória